Moradores interditam rodovias e ruas em protesto. Maricá, Niterói, Saquarema e Macaé são as cidades mais afetadas.
A falta de energia elétrica que atingi diversas cidades do Rio de Janeiro desde a noite de sábado (18) está provocando transtornos e revolta na população.
Em Maricá, Niterói, Saquarema e Macaé, as cidades mais afetadas, os moradores estão há mais de dois dias sem luz. A falta de energia tem causado diversos problemas, como a perda de alimentos, o aumento do calor e o risco de acidentes.
Em Maricá, os moradores interditaram a Rodovia Amaral Peixoto, BR-101, em protesto contra a falta de energia. Os manifestantes colocaram barricadas em chamas e impediram o trânsito de veículos.
Em Niterói, os moradores também interditaram a BR-101. Os manifestantes bloquearam a pista com fogo e pneus e exigiram que a Enel, concessionária de energia elétrica do estado, resolva o problema o mais breve possível.
Em Saquarema, os moradores também protestaram contra a falta de energia. Os manifestantes fecharam a Avenida Beira Mar e exigiram que a Enel seja multada e punida pela falta de serviço.
Em Macaé, os moradores também estão revoltados com a falta de energia. A cidade está sem luz desde a madrugada de domingo (19). Os moradores reclamam que a Enel não tem feito o suficiente para resolver o problema.
A Enel informou que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível. No entanto, não informou uma data para a conclusão dos trabalhos.
O caso da falta de energia elétrica no Rio de Janeiro é um exemplo da péssima prestação de serviço que a Enel tem oferecido aos consumidores do estado.
Em 2022, a empresa foi multada em R$ 10 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por conta de diversas irregularidades, incluindo a falta de manutenção da rede elétrica.
É necessário que as autoridades tomem medidas para garantir que a Enel preste um serviço de qualidade aos consumidores. A falta de energia elétrica é um problema grave que pode causar diversos prejuízos e transtornos à população.
A falta de energia também tem prejudicado o abastecimento de água em algumas cidades. Em Maricá, por exemplo, o sistema de abastecimento de água está paralisado desde o início da noite de sábado.
A Enel informou que a falta de energia foi causada por queda de árvores e galhos na rede elétrica. No entanto, os moradores reclamam que a empresa não está fazendo o suficiente para retirar os entulhos da rede e restabelecer o fornecimento de energia.
A falta de energia elétrica tem causado problemas também para a prestação de serviços públicos, como hospitais e escolas. Em Maricá, por exemplo, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal está funcionando com geradores desde a noite de sábado.
A falta de energia elétrica também tem gerado riscos à saúde. Em Maricá, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está monitorando os casos de pessoas que estão passando mal por causa do calor.
O Planejamento da empresa está voltado para enriquecer maís os diretores, enquanto a população sofre devido a péssima prestação do serviço.
Enel registra lucro mundial de R$ 22 bilhões.
A Enel Distribuição Rio atende a cerca de 3 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, uma população estimada de 7,1 milhões de habitantes. Atualmente, conta com 62 pontos de atendimento no Estado.
Empresa italiana dobrou lucro e reduziu funcionários em 35% desde que assumiu distribuição em SP.
Efetivo caiu de 23,8 mil para 15,3 mil; especialistas, no entanto, dizem que ainda não é possível atribuir demora a essa redução de trabalhadores.
Além de prestar um serviço HORROROSO a empresa subestime a inteligência dos consumidores, a conta é fácil se está faltando equipes de emergência nas ruas em emergências é porque têm poucos funcionários para dar uma pronta resposta até em situações de fácil solução como reativar um transformador que desarmou muitas das vezes o cliente têm que aguardar 48hrs em alguns casos até mais, o governo federal já deveria avaliar o cancelamento do contrato devido às constantes quebra contratuais que está afetando a vida da população…