A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, informou que está cancelando o contrato firmado com uma empresa que deveria fazer os depósitos nos cartões do programa “Família Saquaremense” após suspeitar de uma fraude por parte da empresa.
O programa é um benefício de R$ 300 que deveria auxiliar cerca de 20 mil famílias da cidade, mas algumas pessoas sequer viram cair qualquer quantia.
Moradores denunciaram a situação e muitos deles alegam que receberam o cartão, mas ele nunca foi recarregado. Outros dizem que o saldo do cartão não entrou por semanas, outras famílias estavam com o cartão bloqueado e algumas receberam a mais por causa desses problemas.
Após verificar a existência dos problemas, a Prefeitura resolveu cancelar o contrato com a empresa que estava gerenciando esse cartão.
A prefeita Manuela Peres divulgou um vídeo falando sobre o cancelamento do contrato com a empresa. Segundo Manuela, a prefeitura chegou a repassar toda a verba do programa para a empresa, que teria agido de má-fé e não depositado para a população.
Com o cancelamento do contrato, uma nova licitação será aberta para escolher uma nova empresa. Ainda não há uma data definida para o processo.
A prefeitura afirmou que todas as 20 mil famílias vão receber.
O município disse, ainda, que está atuando com a procuradoria geral do município para cuidar da devolução da verba por parte da empresa. E que mesmo com o cancelamento do contrato, as pessoas que já receberam os créditos nos cartões não perderão o benefício.
A população deve aguardar uma nova convocação da prefeitura para o novo cartão.
O G1 entrou em contato com a empresa responsável pelo repasse dos valores e aguarda o retorno.