As áreas de escape são um dos dispositivos mais eficientes para parar caminhões que apresentem problemas nos freios em descidas longas, evitando tragédias nas rodovias de todo o planeta. E no último dia 23, dois caminhoneiros foram salvos ao usarem, quase que simultaneamente, a área de escape do km 667,3, em Guaratuba/PR, sentido Santa Catarina, após problemas no sistema de freios dos veículos.
O primeiro caminhão entrou na área de escape às 16h23, quando o motorista ter problemas nos freios. O veículo carregado com 19 toneladas de calcário, ficou sem freios cerca de um quilômetro antes da área de escape, e o motorista entrou por 60 metros no dispositivo até a parada completa do veículo.
Quarenta minutos depois, enquanto a equipe de resgate da Arteris Litoral Sul atendia a primeira ocorrência, um segundo caminhoneiro precisou entrar na área de escape. A carreta, com 29 toneladas de carga, desviou do primeiro caminhão, e entrou na área de escape, percorrendo 115 metros até parar completamente.
Apesar dos dois veículos entrarem na área de escape praticamente juntos, a ação não é recomendada. Pouco minutos após uma ocorrência, a equipe de resgate já se dirige ao local para atendimento, e a entrada de um segundo veículo pode causar acidentes, além do ângulo de entrada na área de escape não ser o ideal.