Atleta de Maricá avança às oitavas de final do tiro com arco na Olimpíada de Tóquio

O arqueiro maricaense Marcus Almeida vai disputar as oitavas de final do tiro com arco na Olimpíada de Tóquio, na noite desta sexta-feira (30/7). Depois de passar pelo britânico Patrick Huston, ele derrotou o holandês Sjef van den Berg na madrugada desta quarta-feira (28). Seu próximo adversário é o italiano Mauro Nespoli e a disputa começa às 21h30.

Nos dois confrontos até agora, Marcus venceu seus adversários pelo placar de 7 a 1, melhor resultado de um arqueiro brasileiro na história da modalidade em uma Olimpíada. Para o presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), João Cruz – que acompanhou a preparação dele e de Ane Marcelle Gomes no Centro de Treinamento que fica em Itapeba –, Marcus tem boas chances de ir longe nos jogos olímpicos.

“Antes de ir para Tóquio, ele foi muito bem nos torneios que disputou e vem ranqueando entre os 20 melhores do mundo já há bastante tempo. Lá ele está entre a elite do tiro com arco mundial, só tem fera disputando. Às vezes venta bastante lá e isso atrapalha”, ressaltou o presidente, que lamentou a eliminação dos dois atletas na categoria duplas mistas. “Individualmente, os dois podem fazer bonito”, acredita João Gomes.

A última disputa de Marcus e Ane Marcelle foi no início do ano no Campeonato Pan-Americano de Monterrey, no México, onde ambos conseguiram a medalha de ouro no recurvo misto. Na Rio 2016, a maricaense (revelada no projeto que garimpou talentos do esporte nas escolas públicas municipais) também avançou às oitavas, mas acabou eliminada.