Lembro que no Campeonato Brasileiropassado, quando sofria seu calvário enquanto caminhava rumo à Série B, o Botafogo mostrava em seu elenco algumas explicações para aquela situação dramática. Na lateral direita, por exemplo, Kevin e Federico Barrandeguy disputavam a posição, com Gustavo Cascardo correndo por fora. Já no começo da temporada Marcelo Chamusca não sabia se usava Guilherme Santos ou Rafael Carioca na lateral esquerda. Algo que também deixava nu o fraco desempenho nos primeiros meses do ano.
A melhora do Botafogo tem muito a ver com a troca de sua comissão técnica. Enderson Moreira conseguiu colocar ordem na casa. Mas outro fator determinante foi que o elenco passou a ficar mais qualificado. As laterais mostram um bom problema que o treinador está enfrentando.
Pelo lado direito, Daniel Borges tem mais repertório do que Kevin, Federico Barrandeguy e Cascardo juntos. Jonathan Lemos idem. Isso sem falar que Warley e Rafael, justamente por conta de suas qualidades, hoje sequer são cogitados na lateral. Rafael ainda não entrou em forma. Mas será um reforço de peso ainda no Glorioso. Tem bola para isso e o mais importante: vontade de fazer história no clube.