Novembro Azul: Saúde do Homem é tema de ações preventivas em Maricá

O Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD), localizado no Centro, realizou na sexta-feira (19/11) ação em referência à campanha de prevenção à Saúde do Homem, o Novembro Azul, com palestras educativas e rodas de conversa, onde as equipes abordaram a importância dos cuidados com a própria saúde.

Além de orientar os pacientes sobre a prevenção de doenças, os profissionais ofereceram consultas clínicas, testes rápidos, orientação sobre práticas esportivas e hábitos de vida mais saudáveis, explicou a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, Shirley Linhares.

“O mês de novembro é uma ferramenta essencial para incentivar essa quebra de tabu, de modo que os homens cuidem regularmente e preventivamente de sua saúde e tenham uma melhor qualidade de vida”, concluiu.

De acordo com o coordenador da área técnica da Saúde do Homem, Leandro Bastos, a ideia foi ampliar a discussão para além do câncer de próstata.

“Nossa intenção é abrir e melhorar o acesso do homem ao trabalho de prevenção e promoção à saúde, ou seja, fazer com que eles não procurem atendimento somente quando estejam em momento de urgência. Queremos deixar claro que um possível diagnóstico precoce aumenta e muito as chances de cura”, destacou.

Maricá possui uma Área Técnica de Atenção à Saúde do Homem, que visa à redução de riscos de doenças e agravos, além de garantir acesso aos mais diversos serviços de saúde. O município conta com mais de 60 mil homens cadastrados nas suas USF de referência que são acompanhados pelas equipes multidisciplinares.

Durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde vão intensificar o acolhimento e as ações destinadas a este público. Estão sendo realizadas diversas atividades relacionadas à saúde masculina em suas áreas de atendimento.

Confira a agenda de atividades

20/11

9h às 13h – UBS Carlos Marighela: atendimento médico voltado para população masculina, roda de conversa com psicólogo e atualização de vacinas.

23/11

9h às 12h – USF Barroco: roda de conversa abordando autocuidado, consultas, atualização do esquema vacinal do adulto, realização de testes rápidos, escuta ativa e acolhimento.

9h – USF Santa Rita: palestra sobre prevenção, realização de testes rápidos e roda de conversa.

25/11

8h30 – USF Central: atendimentos, sala de espera com temática de prevenção ao combate do câncer de próstata, alimentação saudável (prevenção e controle diabetes e hipertensão) e prevenção a acidentes de trânsito. Além de atividade educativa de saúde bucal, entregas de brinde e dia da beleza.

27/11

8h às 13h – USF Mumbuca: testagem rápida para Sífilis, consulta médica e enfermagem, atualização de caderneta de vacina, orientações de saúde bucal, sala de espera e café da manhã.

8h às 17h – USF Bairro da Amizade: torneio de futebol com os homens do território, roda de conversa, apresentação de Roda de Capoeira e feira de empreendedores.