As belas paisagens rurais de São Pedro da Aldeia foram destaque na visita de representantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) ao município. A Secretaria Municipal de Turismo recebeu, na quinta-feira (17), o professor Gláucio Marafon, do Instituto de Geografia da UERJ, acompanhado de dois alunos, para o mapeamento e registro de propriedades com potencial turístico rural nos bairros Sergeira, São Mateus e Retiro. A iniciativa visa a elaboração do Atlas das Paisagens Rurais do Estado do Rio de Janeiro.
Para a secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco, o segmento é uma tendência forte e com alta procura, além de ser um diferencial do município aldeense. “O turismo rural em São Pedro da Aldeia é uma pérola no coração da Baixada Litorânea. A qualidade e variedade de serviços turísticos são surpreendentes e têm atraído um público cada vez maior em busca de tranquilidade, conforto, segurança e contato com a natureza. Parabenizo a Secretaria Estadual de Turismo, na pessoa do secretário Gustavo Tutuca, pela iniciativa de mapear o circuito rural do Estado, e estou convicta de oferecermos o que há de melhor para nossos turistas e visitantes”, declarou.
Os visitantes foram guiados por dois turismólogos da Secretaria aldeense, Juliane Carvalho e Alexandre Azevedo. A primeira parada foi a Fazenda São José, na Sergeira, conhecida na região pela produção de queijos. Em seguida, o grupo conheceu o Sítio Vitória, em São Mateus, responsável pela produção de mel silvestre. A visita técnica terminou no Retiro, com os registros da Pousada SPA Pura Vida Natureza, que visa a reeducação alimentar e prática de atividades físicas, e do Restaurante Dona Carolina, com pratos voltados para a culinária rural.
Durante o mapeamento, os representantes da UERJ puderam conhecer mais sobre os espaços, as experiências oferecidas ao público, o funcionamento de cada lugar e demais informações para divulgação no Atlas. O objetivo do projeto é divulgar as propriedades rurais e estimular o turismo rural no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o professor Gláucio Marafon, o Atlas das Paisagens Rurais do Estado do Rio de Janeiro será disponibilizado em formato digital. “Estamos georeferenciando essas propriedades e fotografando para a construção desse atlas digital. Vamos disponibilizar os pontos e as coordenadas para que o cidadão clique no município de São Pedro da Aldeia e encontre as propriedades mapeadas e, se ele quiser vir sozinho, agenda e vem para cá”, explicou.
O projeto é realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo e Agricultura; a Prefeitura aldeense auxiliou no levantamento dos atrativos rurais para a criação do roteiro e na visita guiada. A previsão é de que o guia seja lançado em maio.