A Prefeitura de Maricá criou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil de 2022 para trabalho das equipes em deslizamentos de grande impacto e inundações bruscas provocadas pelas chuvas.
Foram mapeados 145 pontos de risco geológico (deslizamento de terra e rolamento de rochas), oito locais de erosão costeira e 51 áreas suscetíveis a inundações, onde residem milhares de pessoas. Com protocolos definidos, nos casos de necessidade, o plano dará agilidade nas ações integradas entre órgãos do município. Para um trabalho de prevenção é necessário um sistema de SIRENES DE ALERTA DE TEMPORAL, para isso foi contratada Empresa Rio Tecnologia Engenharia e Serviços Ltda, o valor do contrato R$1,5 Milhão, para aquisição de Estações de Alerta e Alarme, Estações Meteorológicas, Estações Hidrológicas e Plataforma de Coleta de dados com instalação, Manutenção, Treinamento e Desenvolvimento de Software de Gestão.
Com uma estrutura dessas que não são todas às cidades que tem condições de ter um sistema de ALERTA DE TEMPORAL, só faltava um item, PLANEJAMENTO, foi nesse momento que prevaleceu os erros do já conhecido vereador Fabrício Bittencourt, como líder do governo deixou várias marcas de como não se deve ser um líder de governo, agora como Secretário da Defesa Civil, tevê tempo de sobra para fazer um planejamento até mesmo para situações inesperadas como essa, se o sistema já estivesse em pleno funcionamento. Ainda bem que nenhum morador morreu devido alguma ocorrência.
Outra falha que ficou claro, foram os canais de comunicação do órgão que ficaram inoperante, deixando a porta fechada para os pedidos de socorro, aqueles que precisava de ajuda começaram a fazer contato com a redação da TVC que repassava diretamente ao prefeito Fabiano Horta.
A pergunta que não quer calar.
PORQUE O SECRETÁRIO NÃO DEU O ALERTA DE TEMPORAL???
Veja como é o funcionamento de uma sirene de ALERTA : https://www.youtube.com/watch?v=tF1ZlsOefmA