A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), vai ampliar para duas horas o tempo de uso das Bicicletas Vermelhinhas, nesta quinta-feira (22/09), em ação especial para comemorar o Dia Mundial Sem Carro. O tempo normal para uso do serviço, de segunda a sexta, é de uma hora. Ao todo, 200 vermelhinhas estarão disponíveis, das 6h às 22h, em 20 estações nos bairros de Itaipuaçu, Parque Nanci, Itapeba, Centro, Barra de Maricá e Guaratiba.
O Dia Mundial Sem Carro foi criado com o objetivo de incentivar o uso responsável dos carros, estimulando positivamente a cultura de sustentabilidade e contribuindo para a melhoria do meio ambiente.
“Apoiar o Dia Mundial Sem Carro é estimular as pessoas a refletirem sobre o uso excessivo do automóvel, a poluição do meio ambiente e a qualidade de vida. Então, nesse dia, a EPT não só manterá sua frota que estará com todas as 38 linhas em pleno funcionamento, como também vai permitir aos usuários das vermelhinhas a possibilidade de usar por um tempo mais longo e com toda segurança esse modal tão importante em nossa Cidade”, declara Celso Haddad, presidente da EPT.
Sobre as Vermelhinhas:
O sistema gratuito de bikes compartilhadas de Maricá, as famosas “Vermelhinhas”, foi inaugurado em março de 2021. A reserva é feita pelo aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível nas plataformas Android e iOS. Após fazer um cadastro no app, o usuário pode retirar a bicicleta na estação mais próxima e depois devolver no mesmo local ou na estação de sua preferência, respeitando o tempo de utilização determinado para o dia em curso, que é de uma hora de utilização de segunda a sexta-feira e de duas horas no sábado e no domingo, com o intervalo, em ambos os casos, de 15 minutos para uma nova reserva.