O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, uma série de políticas públicas efetivas voltadas para a proteção das mulheres maricaenses.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma série de políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres da cidade.
Entre as medidas anunciadas estão a criação de um Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência, a implantação de uma rede de apoio psicológico e jurídico, a intensificação do patrulhamento preventivo em áreas de maior vulnerabilidade e a realização de campanhas educativas e de conscientização sobre a violência contra as mulheres.
Segundo o prefeito, as medidas são uma resposta à preocupante escalada da violência de gênero em todo o país e, em particular, em Maricá. “Não podemos aceitar que nossas mães, irmãs, filhas e amigas vivam com medo em nossa cidade. É preciso agir de forma decidida para proteger as mulheres e garantir que elas possam exercer seus direitos e sua liberdade plena”, afirmou Fabiano Horta.
O anúncio foi bem recebido por organizações de defesa dos direitos das mulheres e pela população em geral, que esperam que as medidas sejam implementadas de forma rápida e efetiva. “É muito importante que as autoridades estejam atentas e comprometidas com a proteção das mulheres. Esperamos que essas ações possam ajudar a diminuir a violência e a garantir que as mulheres tenham uma vida mais segura e digna”, disse uma moradora da cidade.
Com o anúncio das novas políticas públicas, Maricá se junta a outras cidades brasileiras que têm buscado combater a violência de gênero por meio de medidas específicas e efetivas.