A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, realizou nesta quinta-feira (16/03), um curso de Suporte Básico de Vida em Afogamentos para os 60 novos guarda-vidas que foram aprovados no Processo Seletivo Simplificado. A atividade aconteceu no auditório da sede da corporação, em Itapeba.
Durante o curso, ministrado pelo agente Rodrigo Cooperman, os profissionais receberam instruções básicas para identificar graus de afogamentos, além de realizar manobras de reanimação e de desengasgo. “Temos diferenças em protocolos. Hoje, eles aprenderam especificamente como realizar as manobras de reanimação em afogamentos” disse Cooperman.
O secretário de Proteção e Defesa Civil Fabrício Bittencourt falou sobre a importância da capacitação ministrada aos futuros agentes, fundamental para salvar vidas em momentos de emergência nas praias. “O guarda-vidas tem que estar atualizados para uma pronta resposta até a chegada da ajuda especializada do SAMU ou do Corpo de Bombeiros. Por isso, é extremamente importante esse tipo de capacitação” destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt.
Reforço na atuação nas praias da cidade
Os guarda-vidas da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil trabalham diariamente nos 30 postos espalhados pelos 46 quilômetros de orla. Os agentes também atuam por meio de rondas com auxílio de viaturas e quadriciclos com foco na segurança e na prevenção de banhistas. As equipes realizam trabalho diário de conscientização para prevenir afogamentos e sobre a necessidade de respeito às sinalizações com bandeiras nas praias nas áreas onde o banho de mar deve ser evitado.