Cambará do Sul, RS- Um ciclone atingiu a cidade de Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, na tarde do último sábado (12), causando estragos em dezenas de residências e estruturas públicas.
Os ventos chegaram a atingir 140 km/h, o que resultou em destelhamentos, quedas de árvores e danos em prédios. Felizmente, não há registro de feridos.
Vila Santana é a região mais afetada
O distrito de Vila Santana, em Cambará do Sul, foi o que mais sofreu com o ciclone. 57 casas foram danificadas, além de uma escola e uma unidade de saúde.
Segundo os moradores, o vento foi tão forte que parecia que “a casa ia voar”.
Frente fria intensifica os efeitos do ciclone
Uma frente fria que deve chegar ao Sul do país nos próximos dias pode intensificar os efeitos do ciclone, trazendo ventos ainda mais fortes, quedas bruscas de temperatura, chuvas e risco de alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a região, abrangendo 100% do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de áreas do Paraná e do centro-sul do Mato Grosso.
Temperaturas podem chegar a 0°C
Nas áreas mais afetadas, as temperaturas podem despencar para entre 0°C e 5°C, especialmente no centro-sul do Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha.
O Inmet alerta para o risco de hipotermia e aconselha a população a evitar atividades ao ar livre e tomar medidas para se proteger do frio.