A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (11/07) a biblioteca Estação do Saber no Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, em São José do Imbassaí. Esse é o primeiro de um total de oito espaços de leitura que serão entregues nas unidades da rede municipal.
O local que homenageia o cartunista Ziraldo possui auditório para aproximadamente 20 pessoas, uma recepção, duas salas com mesas e cadeiras, 340 títulos de livros e sete mil exemplares, cinco computadores ligados diretamente à internet para pesquisas on-line e disponíveis em média dois mil títulos criteriosamente avaliados pela gerência da promoção do livro.
A Biblioteca possui ainda um tótem tecnológico na entrada que permite que o aluno faça o cadastro por meio de senha e CPF, escolha o livro e o retire de forma automatizada, sem a necessidade de passar pelo bibliotecário. Porém, o profissional estará à disposição para prestar assistência.
Estação do Saber
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Fabiano Horta disse que o novo espaço vai ampliar o conhecimento adquirido pelos meninos e meninas que já faziam uso da sua biblioteca. “Essa garotada precisa estar imersa também na leitura de livros.
O senso crítico se forma a partir do mergulho nas reflexões profundas, que muitas vezes, a tela de um celular, a informação acelerada, não produz. Assim sendo, essa natureza é necessária à nossa vivência”, afirmou.
O secretário de Educação, Márcio Jardim, não escondeu a emoção ao relembrar seu tempo de escola em que passava a maior parte do dia dentro de uma biblioteca. “Quando eu tinha a idade de vocês, vivi muitas horas da minha adolescência e da minha juventude dentro de uma biblioteca.
Lia livros infantis, didáticos, científicos, econômicos, entre outros temas, onde passei a compreender o mundo a partir de um livro. Por isso essa inauguração é um senso de realização”, disse.
O secretário de Governo, Gabriel Guimarães, refletiu sobre o papel fundamental do livro na formação intelectual.
“Só podemos ter crianças e adolescentes que saibam lidar com a tecnologia, com inovação, com essas ferramentas tecnológicas, se primeiro, tivermos a capacidade de manusear livro, de usar caneta e papel para escrever.
Ninguém consegue chegar a um grau de tecnologia avançada, pegando o celular e saindo fazendo isso acontecer. Então, ter esse espaço é dar a possibilidade para os profissionais da educação para que os alunos possam começar”, declarou.
Mais conhecimento para alunos da unidade
A diretora da unidade, Siara Barcelos, falou sobre a emoção de ser a primeira escola agraciada com a Estação do Saber. “Somos uma escola com mais de 1.500 alunos, com 200 funcionários, são mais quatro diretoras adjuntas e hoje estamos celebrando. Sabemos a grandiosidade de ter um acervo desses dentro da escola porque é isso que os nossos alunos precisam. Viver esse mundo da mágica, da imaginação e mergulhar na leitura”, pontuou.
Aluna do 7º ano, Manuela Bastos, de 11 anos, falou da experiência de ter mais uma biblioteca. “Acho incrível porque a gente pode vir a qualquer hora para pegar um livro e largar um pouco o celular. Ler é um processo de evolução humana”, disse.
Sua amiga, Manuela de Oliveira Rosa, de 12 anos, também aprovou o novo espaço. “Eu acho que é muito bom, porque tem criança que vem para a escola, desce no pátio e fica mexendo no celular. Aqui na biblioteca, mesmo conectado à internet, o aluno vai ter mais aprendizado”, contou.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama Rosana Horta, e membros da comunidade escolar como alunos, professores e diretores.