Goiás: O Estado Mais Seguro do Brasil Segundo Caiado e a Disputa pela Segurança com Quaqua…

Em um evento promovido pela XP, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez declarações contundentes sobre a segurança pública do Estado, reafirmando sua posição de que Goiás é o estado mais seguro do Brasil.

Durante o debate na 14ª edição da ExpertXP, em São Paulo, Caiado criticou a proposta de uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais, afirmando que “nenhum policial vai usar câmera” no Estado.

A polêmica surgiu após o ministro dos Transportes, Renan Filho, defender a implementação desses dispositivos como uma forma de aumentar a transparência e a responsabilidade dos agentes de segurança.

Em resposta, Caiado destacou que “câmeras nos policiais, as facções batem palmas de pé”, insinuando que tal medida poderia ser usada contra os próprios policiais, não contribuindo efetivamente para a segurança.

Caiado fez uma crítica contundente à forma como a segurança pública tem sido abordada no Brasil, afirmando que “não se governa da maneira que o Brasil está indo”.

Ele ressaltou a necessidade de enfrentar a criminalidade de forma direta, alertando que “ou se enfrenta a facção e a bandidagem, ou não se governa esse país”.

O governador enfatizou que, caso contrário, o Brasil poderá ser dominado pela criminalidade, com consequências graves para a política e a sociedade.

Recentemente, o deputado federal Washington Quaqua, eleito prefeito na cidade de Maricá, declarou que o município irá se tornar a cidade mais segura do Brasil, desafiando o título de Goiás. Quaqua e Caiado compartilham uma determinação notável para enfrentar desafios, cada um à sua maneira.

Washington Quaqua é conhecido por sua administração revolucionária em Maricá, transformando a cidade, que antes era vista como um “dormitório”, em um local vibrante e autônomo, onde os senhores da casa grande não têm mais controle.

Por outro lado, Ronaldo Caiado é o primeiro governador eleito e reeleito em primeiro turno da história de Goiás (em 2018 e 2022). Natural de Anápolis, ele é médico, com graduação e mestrado na UFRJ, e especialização em cirurgia da coluna vertebral em Paris.

Além de ser produtor rural, Caiado tem sido um defensor histórico do agronegócio brasileiro, tendo sido deputado federal por cinco mandatos e senador eleito por Goiás com 47,57% dos votos em 2014. Ele também foi candidato à presidência da República em 1989.

Fica evidente o histórico e a determinação desses dois titãs na disputa pela segurança pública. Independentemente de quem vencer, o verdadeiro ganho será para a população, seja de Goiás ou de Maricá, que se beneficiará de suas iniciativas e compromissos com a segurança.