Na noite desta última segunda-feira (04), por volta das 19h, um motorista quase se envolveu em um acidente grave na Av. Ivan Mundin, próximo à Orla Zé Garoto.
O incidente ocorreu devido à falta de sinalização de uma obra realizada pela empresa Água do Rio, onde uma vala está sendo aberta para a colocação de tubulões de água.
Segundo o relato do motorista, que optou por não se identificar, o acidente foi evitado apenas porque os veículos estavam em baixa velocidade. Ele chegou a colidir com um cavalete da obra.
É fundamental ressaltar que obras realizadas por empresas concessionárias de serviços públicos, como água, esgoto, internet e energia elétrica, devem ser adequadamente sinalizadas para não interromper ou atrapalhar o fluxo do tráfego.
No entanto, na prática, muitas vezes a sinalização é insuficiente, limitando-se a um cone ou uma simples placa de obras a frente.
Essa situação é inaceitável e contraria os manuais de sinalização de obras, que estabelecem a necessidade de sinalização vertical e horizontal, visível tanto de dia quanto à noite.
O problema nesta ocorrência está a noite onde nenhum sinal de ALERTA foi colocado.
Além disso, a legislação é clara: na falta de sinalização adequada, o responsável pela obra deve arcar com as indenizações por qualquer dano causado. Portanto, tanto a empresa quanto os motoristas devem estar cientes da necessidade de redobrar a atenção ao trafegar pela Avenida Ivan Mundin à noite.