Prefeitura realiza a entrega de instrumentos musicais a diretores de cinco escolas municipais

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (22/11), a entrega de novos instrumentos musicais às cinco escolas municipais que vão participar do 31º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, na Barra de Maricá. São elas: CEPT Zilca Lopes da Fontoura, CEM Joana Benedicta Rangel, Clério Boechat de Oliveira, Escola Municipalizada de Guaratiba e Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho.

Secretário de Governo, João Maurício de Freitas, falou sobre a valorização da educação, da arte e da cultura e do desejo de expandir bandas e fanfarras para todas as escolas públicas do município no próximo ano.

“É muito importante a gente poder reconstruir isso, que era uma tradição, e colocar um pouco desses alicerces mais sólidos.

A cultura, a música, a arte e o teatro são uma porta de entrada para os nossos jovens que a gente tem que escancarar cada vez mais, convidando todos a entrar. Com certeza, essas cinco escolas vão ser referência para toda a nossa rede”, declarou.

Secretário de Educação, Marcio Jardim, também falou sobre o fomento e estímulo dos alunos pela prática musical.

“Maricá é uma cidade que tem tradição de bandas nas escolas. E nós sempre buscamos deixar alguma coisa dos eventos para a cidade. Então, por ocasião do campeonato, fizemos essa aquisição de novos instrumentos musicais priorizando as cinco escolas que vão participar do campeonato nacional, três que vão participar competindo e duas que vão participar só em caráter de exibição mesmo”, disse Jardim, que continuou.

“Nós queremos ter uma política no próximo ano de aquisição massiva de instrumentos musicais pra espalhar nas escolas, porque a música, é muito importante na formação da vida das pessoas, seja na formação intelectual ou no desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos”, ressaltou.

Diretora do CEM Joana Benedicta Rangel, Oplanísia Nonato, fez questão de agradecer a aquisição e aconselhou os alunos que estavam presentes.

“A gente está dando um start na cultura dentro das escolas pela arte. Então, isso para mim, é um momento excepcional, um momento em que a gente tem que agradecer imensamente, por essa aquisição maravilhosa, porque isso é para os alunos aproveitarem a música e poderem expandir seus horizontes. É o início de um sonho. Uma possibilidade de vocês sonharem e pensarem o que querem mais a frente para suas vidas. As escolas da cidade têm esse viés. Não é só chegar e estudar. Então, eu espero que vocês tenham esse olhar, direcionado pro que a gente está propiciando pra vocês, junto à Secretaria de Educação”, pontuou.

O presidente da Confederação Nacional de bandas e fanfarras, Armando Nobre, também participou da entrega.