A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), promoveu na sexta-feira (22/11) uma formação sobre Interações Medicamentosas com Antimicrobianos no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.
A capacitação foi oferecida para 50 profissionais da saúde municipal, com foco nos que atuam no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. O objetivo principal da iniciativa foi apresentar informações essenciais e atualizar os farmacêuticos e outros participantes sobre práticas seguras no uso de diversos medicamentos, o que faz a diferença no cuidado oferecido aos usuários dos serviços.
Durante o evento, foram apresentados exemplos práticos de como as interações medicamentosas podem impactar os tratamentos disponibilizados aos pacientes, aumentando os riscos de efeitos adversos ou ainda comprometendo a eficácia dos fármacos. Com isso, foi incentivado o intercâmbio de experiências relacionadas à área de farmácia, além de qualificadas as práticas clínicas para evitar problemas causados pelos fármacos.
O momento formativo integra o curso Qualipharma In Company, realizado na cidade pelo Hospital Dr. Ernesto Che Guevara em conjunto com a equipe do CRF-RJ. Camilo Carvalho, presidente do CRF-RJ também participou da iniciativa.
Valéria Costa, diretora multidisciplinar da unidade hospitalar, destacou a importância da capacitação para o cotidiano dos profissionais de saúde.
“Com iniciativas de educação permanente como essa, buscamos fortalecer a capacitação dos colaboradores do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. O intuito principal é sempre promover a segurança do paciente que está sob nossos cuidados, minimizando erros e eventos adversos causados por interações medicamentosas”, afirmou.
Talita Barbosa, representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na formação, ressaltou o diferencial do curso para a atualização dos profissionais.
“Quando foi planejado o curso Qualipharma, pensamos no valor que podemos entregar em saúde e atualização profissional às equipes. É um prazer fornecer esse tipo de aprendizado aos farmacêuticos de Maricá e também de municípios vizinhos, o que faz a diferença no trabalho diário. Nosso conselho segue à disposição da sociedade e dos profissionais para novas ações”, garantiu.
Qualificação e cuidado
A atividade formativa oferecida aos profissionais foi uma forma de aproximar e oportunizar a qualificação profissional, além de ampliar a segurança no atendimento à população. Isso é essencial para otimizar o cuidado aos usuários da rede municipal de saúde, tornando também os trabalhadores mais capacitados nas suas áreas de atuação.
A aula sobre Interações Medicamentosas foi conduzida por Rômulo José Soares, mestre em Bioquímica e doutor em Farmacoimunologia. Na sua fala, ele ressaltou as complexas interações entre antibióticos e outros medicamentos, tema essencial para garantir tratamentos seguros e eficazes.
“A proposta do curso é ampliar o conhecimento dos profissionais de farmácia, promovendo práticas mais assertivas e racionais no uso de antibióticos. É uma abordagem abrangente, beneficiando todos os níveis de assistência à saúde, o que é fundamental”, pontuou.
Diálogos para fortalecer a assistência farmacêutica
Além disso, na sexta-feira (22/11), a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município recebeu a visita do presidente do CRF/RJ, Camilo Carvalho, e da conselheira federal de Farmácia pelo Rio de Janeiro, Talita Barbosa. Eles se reuniram com Érica Amaral, coordenadora de Assistência Farmacêutica de Maricá, para dialogar sobre temas diversos ligados à área, como a valorização dos profissionais farmacêuticos e os desafios para fortalecer o protagonismo da categoria.
Érica Amaral, coordenadora de Assistência Farmacêutica de Maricá, reforçou a importância do encontro para fortalecer a atuação dos farmacêuticos na cidade.
“Agradeço imensamente pela visita e oportunidade de debatermos temas tão relevantes para a valorização dos farmacêuticos e o fortalecimento de sua atuação como protagonistas na área da saúde. Essa troca de experiências fortalece nosso compromisso em promover uma assistência farmacêutica de excelência, valorizando essa categoria que é essencial para a sociedade”, concluiu.