A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), derrubou nesta terça-feira (26/11) um imóvel que estava prestes a desabar na orla de Itaipuaçu.
A construção ficava em um terreno da Avenida Benvindo Taques Horta Júnior, e já tinha sido interditada pela Defesa Civil Municipal por estar com sua estrutura comprometida. Uma máquina retroescavadeira foi utilizada na demolição do imóvel, que apresentava diversas rachaduras.
Participaram da ação as secretarias de Urbanismo, da Cidade Sustentável, de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop), de Proteção e Defesa Civil, de Iluminação Pública, de Habitação e Assentamentos Humanos e de Trânsito e Engenharia Viária, junto com equipes da Guarda Municipal, do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).
Antes da demolição, diversos objetos foram retirados de dentro do prédio onde, de acordo com o processo da Defesa Civil Municipal, teria funcionado anteriormente um clube de pesca.
A Secretaria de Assistência Social também participou da ação, procurando identificar pessoas de outros dois imóveis que ocupam o mesmo terreno, mas elas não foram localizadas. A Coordenadoria de Posturas, vinculada à Secretaria de Transportes, emitiu uma notificação a um bar que funciona no mesmo lote. O estabelecimento terá de apresentar seu alvará de funcionamento em até 48 horas.
Fiscalizações do Gated
O Gated realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para executar com eficácia as operações. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.
O grupo é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Iluminação Pública, Proteção e Defesa Civil, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
As denúncias sobre a venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia.
Na Secretaria de Urbanismo, as informações sobre construções irregulares podem ser comunicadas pelo número de telefone (21) 3731-9777 ou e-mail: maricafiscalizacaourb@gmail.com (distritos Centro e Ponta Negra) e pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail: denuncia.urbitaipuacu@gmail.com (Inoã e Itaipuaçu).