O radialista Roque Saldanha, que já foi preso sob suspeita de tentativa de golpe de Estado, gerou polêmica ao usar suas redes sociais para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Em um vídeo que circula na internet, Saldanha exibe sua tornozeleira quebrada e faz declarações ofensivas, afirmando que Moraes “não é homem” e mandando o ministro “enfiar a tornozeleira no #&!”.
Desde sua liberação da prisão em 24 de janeiro de 2023, Saldanha estava sob monitoramento eletrônico. No vídeo, ele reclama que a tornozeleira estava “cozinhando” sua perna e acusa Moraes de estar ciente do desconforto, enquanto o ministro continuava a exigir documentos.
As declarações de Saldanha são contundentes: “Tu deveria era criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz. […] O senhor é safado. […] Estado de direito é o #@!!¥ do senhor.
O senhor pega essa tornozeleira, abre seu #&! e enfia dentro, rapaz”, disse ele, em um desabafo que reflete sua indignação.
Recentemente, em 24 de novembro, o STF identificou que Saldanha violou repetidamente as medidas cautelares impostas, incluindo sair do perímetro delimitado e deixar a bateria da tornozeleira acabar.
Como resultado, Moraes solicitou a prisão preventiva do radialista, um pedido que parece ter motivado a gravação do vídeo.
Saldanha foi preso em janeiro de 2023, acusado de articular atos criminosos e incitar violência contra o Estado Democrático e seus representantes, incluindo ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após sua soltura, ele continuou sob monitoramento com a tornozeleira, enquanto seu caso segue tramitando no STF.