A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (03/12), no Cine Henfil, no Centro, a “Premiação Educação 2024”, que homenageia alunos e professores que participaram e se destacaram em 12 campeonatos.
Entre as competições estão Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes, MPT na Escola, Campeonato Municipal de Foguetes, Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Odisseia, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, entre outros.
Na lista de homenageados estavam sete professores que foram premiados na IV Mostra Pedagógica, 138 alunos medalhistas na OBA e na MOBFOG, três alunos que conquistaram o 2º lugar na Jornada Nacional de Foguetes, 30 alunos da Escola Municipal Lúcio Thomé que participaram do MPT na Escola, além da professora Clícia Moraes que ganhou medalha de reconhecimento a nível.
Durante a cerimônia, o secretário de Educação, Márcio Jardim, agradeceu todo o empenho da equipe pelas conquistas dos estudantes ao longo de 2024. “Quero aqui reforçar a luta, o trabalho, a organização de toda a equipe que faz isso durante todo o ano no âmbito administrativo da Secretaria, mas especificamente nas áreas, nas categorias desses 12 eventos que foram realizados. Agradecer a toda a nossa rede de funcionários e professores. Esse é o momento de celebrarmos tudo o que foi o ano”, afirmou.
O secretário de governo, João Maurício de Freitas, relembrou o compromisso com a educação ao longo dos oito anos de governo. “Podemos falar aqui do ponto de vista da infraestrutura, do ponto de vista pedagógico, de toda a valorização que os servidores tiveram nesses últimos oito anos e de toda a integração dos projetos. Mas, como estamos em um governo de continuidade, temos certeza que cada vez mais vamos avançar para Maricá ser essa cidade de referência”, disse.
O subsecretário de Educação, Rodrigo Moura, destacou alguns resultados satisfatórios conquistados pela Secretaria de Educação. “Eu trouxe aqui alguns dados. Quando iniciamos a nossa jornada, Maricá não tinha uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), não tinha medalha de prata e só tinha uma medalha de bronze. Hoje nós finalizamos a gestão com uma medalha de ouro, quatro medalhas de prata, três de bronze na OBMEP e 16 moções honrosas. Nós pegamos a gestão pedagógica com 12 medalhas na MOBFOG e na OBA e nós estamos entregando com 158 medalhas”, ressaltou.
Além desses bons resultados, o também subsecretário de educação, Maxwell Guerra, relembrou outros feitos. “No campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, no ano passado, nós tivemos um campeão nacional e agora nós temos três. Quando idealizamos trazer a OBR para cá, conseguimos, não só participamos, mandar a maior delegação da história da OBR do Brasil. E, a partir daí, conseguimos conquistar outros espaços”, afirmou.
Premiação
Um dos homenageados foi o Vitor Hugo Santos Correia, de 14 anos, aluno da Escola Municipal João Monteiro, que junto com a equipe participou de um campeonato nacional de foguetes no município de Barra do Piraí e conquistou a medalha de prata. “Eu acho maravilhoso todo esse apoio que Maricá dá para os alunos, toda a qualidade que tem na rede pública. Acho sensacional toda essa motivação. São muito numerosas as competições que a gente participa, como OBR, robótica, Mobfog, OBA e é muito bom ter essa oportunidade”, destacou.