São Pedro da Aldeia marcou presença no 1º Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura. O evento, realizado em Maricá nesta quarta-feira (21), reuniu mais de 50 municípios fluminenses para debater as tendências e oportunidades do segmento após o período de pandemia. Com uma área rural extensa, o município aldeense pôde vivenciar e compartilhar conhecimentos sobre o mercado de turismo de natureza por meio da conferência.
O município foi representado pela secretária adjunta de Turismo, Andrea Tinoco. “Pude perceber que São Pedro da Aldeia está um passo à frente no fomento da atividade. A nossa área rural conta com excelentes restaurantes, além de hotéis e pousadas. Estes empreendimentos turísticos atraem um público em busca de experiências seguras e com um apelo muito especial, que é o contato com a natureza”, afirmou a secretária.
A preocupação com a qualificação do trade da cidade é umas das prioridade da gestão municipal. “A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo está em busca de parcerias para capacitação e fomento da atividade. Temos um grande potencial para o setor do turismo rural. É importante que aqueles que atuem nesta área, estejam prontos para receber o turista. Estamos trabalhando para que no pós-pandemia nosso município seja referência no turismo do estado”, apontou Andrea Tinoco.
Alinhamento estadual
A Secretaria Adjunta de Turismo segue em alinhamento com as diretrizes estaduais e em parceria com demais municípios da região para o fomento do setor. A pasta intensifica a movimentação de conselhos, o cadastro do Cadastur e o atendimento técnico ao trade para impulsionar as políticas públicas do setor.
O novo projeto de integração dos setores de turismo em âmbito estadual é o Rio Craft Tour. Os produtores de bebidas artesanais do município estão convocados para cadastro no novo guia estadual. Interessados em participar do roteiro devem entrar em contato com a pasta via e-mail até o dia 29 de julho. Podem inscrever-se os produtores de cerveja, cachaça, café, gin ou vinho.
“A secretaria está aberta para atender o nosso trade, esclarecer dúvidas e auxiliar nas inserções e cadastros em programas que beneficiem o nosso setor. Além do Rio Craft Tour, é de muita importância as inscrições dos estabelecimentos no Cadastur, voltado para todas as pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo. Seguimos com a organização e qualificação do setor”, destacou Andrea Tinoco.