O Secretário Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, foi preso nesta terça-feira (17) pela Polícia Federal (PF). Além dele, também foram detidos o subsecretário de Gestão Operacional, Wellington Nunes da Silva, e o superintendente Operacional, Sandro Faria Gimenes.
De acordo com as investigações, Montenegro e os outros dois agentes públicos negociavam benefícios indevidos com chefes de facções criminosas. Os crimes seriam praticados em troca de influência sobre os locais de domínio de traficantes e outras vantagens ilícitas.
Na sexta (13), o governador do RJ, Cláudio Castro (PSC), anunciou a exoneração de Montenegro, mas a medida ainda não foi publicada no Diário Oficial do estado.
Segundo as investigações do Ministério Público Federal e do Departamento Penitenciário Federal, os agentes públicos realizaram diversas diligências, por exemplo, para viabilizar o retorno ao estado de criminosos custodiados na Penitenciária Federal de Catanduvas, presídio de segurança máxima no Paraná.