Parlamentares reagem ao pedido de impeachment de ministro do STF apresentado por Bolsonaro

Senadores e deputados se manifestaram nas redes sociais logo depois de um funcionário do Palácio do Planalto ter protocolado no Senado o pedido do presidente Jair Bolsonaro de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Saiba o que disseram:

Renan Calheiros, senador (MDB-AL), relator da CPI da Covid – “Nunca se viu nas democracias um desvario igual ao de Bolsonaro ao propor o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O ataque é a gota d’água para os democratas. Não há diálogo com quem só ambiciona o confronto. Obviamente o pedido não prosperará e tem meu voto antecipado: não.”

Eliziane Gama, senadora (Cidadania-MA) – “O pedido de impeachment de Alexandre de Moraes tem pouquíssima chance de ser aprovado. Os ataques ao min. devem-se a sua atuação rigorosa no combate às fake news, q tanto afetam a democracia.O pres tensiona ainda mais as relações e caminha a passos largos p/a ingovernabilidade.”

Randolfe Rodrigues, senador (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid – “Bolsonaro, vá procurar o que fazer! Nós estamos com mais de 14 milhões de desempregados, 19 milhões de famintos, inflação descontrolada! Cuide dos problemas reais do país e não fique arranjando mais problemas do que o nosso povo já tem!”

Humberto Costa, senador (PT-PE) – “Vergonha ! Um presidente da República que ameaça a independência entre os poderes, desrespeita a Constituição e atenta contra o Estado de Direito, pedir o impeachment de um ministro do Supremo que está cumprindo seu dever e salvaguardando a democracia. Destino do pedido: arquivo.”

Alessandro Vieira, senador (Cidadania-SE) – “O destino provável e justo do pedido de Bolsonaro será o arquivo. Mas existem caminhos para reforçar o equilíbrio entre os poderes. Vamos apresentar projeto vedando a instauração de inquéritos de ofício, bem como criando instância recursal para a eventual omissão do PGR. A democracia, mesmo exigindo esforço e aprimoramento constante, ainda é o único ambiente aceitável em nosso país. Tentativas golpistas e cortinas de fumaça devem ser prontamente rejeitadas. Ninguém está acima da lei.”

Luis Carlos Heinze (PP-RS) – “Conforme era previsto, o presidente @jairbolsonaro protocolou o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Não vem de hoje as inúmeras ações arbitrárias do ministro. Segue o fio. De fato, esse é o mecanismo adequado para impor freio e julgar ações que extrapolam os limites constitucionais que o ministro vem realizando. A iniciativa conta com meu total apoio.”

Jean Paul Prates, senador (PT-RN) – “Mais uma cortina de fumaça do presidente para esconder os desastres de seu governo. O pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes protocolado por Bolsonaro é uma farpa que não irá atingir nossas instituições.”

Eduardo Braga, senador (MDB-AM), líder do MDB no Senado – “Tem nosso apoio o presidente Rodrigo Pacheco, que, já na noite desta sexta, disse não antever fundamentos para dar encaminhamento ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Compartilhamos, ainda, do mesmo pensamento de que todas as nossas energias devem estar voltadas, neste momento, na solução de problemas urgentes, como a fome, o desemprego e a inflação, além do avanço do desmatamento da Amazônia.”

Rogério Carvalho, senador (PT-SE) – “A lata de lixo do Senado é o lugar que vai o pedido de Bolsonaro contra um integrante da Suprema Corte. A lata de lixo da história, é o lugar que vai Bolsonaro e todos os que atentam contra a Democracia, as instituições e o Estado Democrático de Direito.”

Marcelo Ramos (PL-AM), deputado, vice-presidente da Câmara – “A fragilidade técnica da peça do pedido de impeachment deixa claro que nessa atitude está apenas o desejo de criar uma nova bandeira mobilizadora para sua militância, após a derrota do voto impresso.”