A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que parte do forro de gesso do teto localizado na recepção do Hospital Municipal Conde Modesto Leal cedeu, atingindo três pessoas sem ferimentos graves. Os pacientes foram imediatamente socorridos e atendidos na emergência do hospital, com lesões leves e passam bem.
O espaço do incidente foi totalmente isolado e passa, neste momento, por serviço de manutenção predial para identificar a causa do acidente. As fichas de
atendimento estão sendo feitas de forma temporária na entrada principal da unidade.
Com relação à alta demanda, a Secretaria de Saúde esclarece que houve um aumento na procura de atendimentos por síndromes respiratórias desde a última semana de novembro, como em todo o Estado do Rio de Janeiro em virtude da circulação da nova cepa do vírus da Influenza.
A Prefeitura de Maricá reforça as orientações à população que, em caso de sintomas gripais leves que exijam cuidados médicos, procure a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. Todas as 24 USF estão preparadas para prestar a assistência. As unidades também possuem testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, que necessitam de três dias com sintomas para serem feitos. Em caso de sintomas mais graves, Unidades de Urgência e Emergência, como o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, Upa de Inoã, ou Posto Santa Rita, que funcionam 24 horas, devem ser procuradas.
Até a última sexta-feira (17/12), a Prefeitura de Maricá já havia vacinado mais de 70 mil, atingindo 96% dos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da saúde e educação e doentes crônicos.