O Restaurante Municipal Mauro Alemão, iniciativa da Prefeitura de Maricá, recebeu nesta terça-feira (22/08) seis quilos de molho bolonhesa de carne de jaca verde feito pelo Açougue Vegano, um dos parceiros do projeto Bem-Viver Alimentar, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
Com valores que compreendem a importância da alimentação saudável, a parceria propõe o progresso do avanço à perspectiva alimentar vegana junto à comunidade que vive na região. Esse processo se dá com a absorção da produção de jacas, uma das principais matérias-primas da fábrica, trazendo diversos benefícios, como explica Michelle Rodriguez, sócia diretora de P&D do Açougue Vegano.
“O mais importante é saber que estamos agregando valor e ajudando no crescimento da cidade, gerando emprego para as pessoas e renda para o agricultor”, destacou Michelle.
Provando o prato pela primeira vez, Nathanael Porto, de 27 anos, gostou da novidade. “Foi uma experiência muito boa. Nunca tinha provado a carne de jaca. É inovador e bem gostoso”, disse.
Ariane Medeiros estranhou a iguaria em um primeiro momento. “Confesso que me surpreendeu. Em função da textura da jaca, achei que não ia dar certo. Mas é bem saborosa”, afirmou.
Oficina de carne de jaca
Nesta quarta-feira (23/08), o Açougue Vegano faz uma oficina culinária de carne de jaca com os alunos da Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, em Araçatiba. A atividade será um aprendizado sobre as propriedades da fruta, formas de preparo, sugestões de pratos, além da degustação de uma quiche de legumes com carne de jaca, que será preparada para o almoço na unidade. A fábrica do Açougue Vegano está em fase de finalização das obras e será instalado em Inoã.