A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (06/02) as aulas do ano letivo de 2024 em todas as 66 unidades de ensino da rede municipal, que contam com aproximadamente 27 mil alunos. Para o ano de 2024, estão previstas entregas de cinco novas unidades escolares com vagas para Educação Infantil e Fundamental. A primeira delas acontece nesta quarta-feira (07/02), quando o Jardim de Infância Municipal Professora Mara Rejane Gomes Bueno, conhecido como Tia Mara, será inaugurado na Rua Gutemberg Cabral Francisco, em Itaipuaçu.
No mesmo bairro está o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, que foi inaugurado em junho de 2023 e teve o primeiro início de ano letivo de sua história. Nela, estão matriculados 2.200 estudantes (quase 10% do total do município) divididos em 94 turmas, sendo que as do 6º ano funcionam em tempo integral. Estas e as dos outros anos do ensino fundamental II (até o 9º ano) terão aulas de mandarim, dentro da proposta de educação inter-fronteiras, em parceria com a cidade chinesa de Jiangmen. Além disso, a unidade vai oferecer nos próximos meses oficinas de gastronomia e teatro, entre outros projetos.
“O grande desafio para nós é a novidade de lidar com essas dimensões, com mais de 1 mil alunos em cada turno quando estivermos a pleno vapor. É uma unidade que não é somente uma escola, é um campus com atividades diferenciadas que, pela primeira vez, vive esse clima de abertura de ano. É uma gestão realmente desafiadora”, resumiu a diretora-geral Kátia Cruz, que conta com uma equipe com mais de 500 funcionários e 11 diretores auxiliares. Todas as salas são equipadas com lousas digitais e aparelhos de ar condicionado, além de 230 câmeras de monitoramento nas áreas comuns. O refeitório tem capacidade para servir até 3 mil refeições diárias e acomodar, simultaneamente, 600 pessoas sentadas.
Entre os alunos, o clima no primeiro dia era de reencontro também com a equipe da unidade. Entre os que foram abraçar a diretora, estavam os amigos Kauã da Silva, de 13 anos, e João Guilherme de Oliveira, de 12, ambos alunos do 8 º ano. “Tem mais inspetores aqui, a gente fica mais seguro”, observou João, enquanto Kauã não escondia a alegria de estar de volta. “Dá orgulho de estudar numa escola dessas”, celebrou. Para Ana Júlia Farias, de 11 anos, há ainda outros benefícios: “São todos muito atenciosos e cuidadosos com a gente, isso é muito bom”, destacou a aluna do 7º ano.
Maricá Interfronteiras e Programa Primeira Infância
Além do chinês em Itaipuaçu e do espanhol aplicado na outra CEPT, a Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, também estão previstas a ampliação das escolas integrantes do programa Maricá Interfronteiras, com projetos de ensino de idiomas e conhecimento das culturas alemã e francesa. Ainda estão previstos o crescimento do número de escolas que atendem em Tempo Integral, chegando a 33 unidades escolares.
A Secretaria de Educação segue ainda com o credenciamento com instituições particulares de ensino para ampliação de vagas para creches. Implementado desde 2022, o programa Primeira Infância concede bolsas integrais a crianças de 0 a 3 anos inscritas e que ainda não foram contempladas por vagas na pré-matrícula da rede pública municipal. As unidades particulares da cidade foram credenciadas e já ofertaram mais de 100 vagas. As matrículas são efetuadas online pelo Sistema Matrícula Inteligente no site: http://ecidadeonline.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/ .
Aumento de salário em 2024
Inspirado no tema “Maricá: a nossa história a gente escreve aqui”, serão desenvolvidas, ao longo de 2024, propostas pedagógicas inovadoras, novas metas, programas e políticas públicas.
Já no início do ano, o município concedeu aumento de 15% aos profissionais da rede municipal inseridos no plano de cargos, carreiras e remuneração. Entre os beneficiados estão professores, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais, que também tiveram a possibilidade de migração e ampliação de carga horária.
Capacitação da equipe
Na busca do aprimoramento constante das práticas pedagógicas e processos administrativos educacionais, são promovidos ciclos de Formação Continuada 2024 com educadores das mais diversas competências e atuação. No primeiro ciclo, que terminou no início de fevereiro, foram apresentados temas que contemplam o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas para favorecer o processo de ensino-aprendizagem integral e democrático.
As capacitações são desenvolvidas ao longo do ano colaborativamente pelo Núcleo de Formação de Profissionais da Educação (NUFORPE) e demais gerências de coordenação de ensino, subsecretaria de Administração e de Gabinete de Ações Estratégicas. Também estão previstos processos seletivos para a contratação de novos educadores. O edital para um novo concurso público para provimento de cargos na educação está previsto ainda para este mês.
No cronograma de capacitação, estão previstos projetos voltados para estudantes da Educação Infantil, Fundamental e Escola de Idosos e o Programa Corujinhas. Haverá ainda eventos como Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM); Olimpíadas Pedagógicas; Jogos Estudantis; Festival Estudantil de Artes de Maricá (Festart); Desfile Cívico, aniversário da cidade; colônia de férias; entre outros projetos e programas interdisciplinares e intersetoriais.