A Prefeitura de Maricá realizou nesta segunda-feira (17/06) a inauguração da sede da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, nº 111, no Centro. Com funcionamento de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, o espaço conta com seis salas, sendo uma delas para o gerenciamento da Casa da Mulher, do aplicativo “Ela protegida” e a elaboração dos novos projetos voltados para o público feminino.
A sede conta ainda com setores de assessoria jurídica, comunicação, chefia de gabinete, coordenação geral, além de espaço para o Conselho Municipal da Mulher, onde debates poderão ser realizados.
O objetivo é atender todas as mulheres que moram no município. Vale ressaltar que na Casa da Mulher os atendimentos operacionais, com psicólogos, assistência social, oráculo terapia, aulas de dança e empoderamento feminino continuarão disponíveis para todas as assistidas.
O secretário de Governo, Gabriel Guimarães, participou da solenidade e fez uma reflexão sobre o protagonismo da luta das mulheres.
“O governo vem se construindo há algum tempo e a gente reconhece que não adianta, por mais horizontal que seja, um monte de homem falar sobre o que se passa na vida das mulheres.
Por isso, esse espaço é tão importante, para que as mulheres possam ter poder de decisão dentro do governo. Nós temos o privilégio de ter à frente desse processo mulheres com história de luta e militância, que sabem usar o espaço institucional para potencializar esse protagonismo e quebrar barreiras”, destacou.
A secretária Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, lembrou emocionada o discurso que fez há exatamente um ano, em 16/06/2023, quando tomou posse do cargo de secretária, e destacou a importância da criação da Secretaria.
“Sei o quanto essas políticas são importantes para as nossas mulheres maricaenses. Ainda enfrentamos várias situações de violência, feminicídio, violências sexuais, a criminalização de meninas e mulheres na questão do aborto, que é um tema difícil e muito complexo, mas o mais hediondo de tudo é sabermos que 70% dos casos de estupros acontecem contra meninas com 14 anos ou menos.
A gente precisa muito debater e combater essa situação. A Secretaria das Mulheres tem esse papel fundamental de lutar pelos direitos das mulheres e de garantir que não haja nenhum retrocesso nesses direitos conquistados com muita luta”, declarou Luciana Piredda.
A subsecretária de Comunicação, Amanda Pereira, falou sobre a honra de estar ao lado de mulheres tão gigantes, com uma missão tão importante na prefeitura.
“Eu estive ao lado da Piredda em várias campanhas, levantando a bandeira e a pauta do enfrentamento à violência feminina, um tema tão potente que infelizmente faz parte do nosso dia a dia.
Então, estar aqui ao lado de vocês é dizer que a gente não vai soltar a mão uma das outras, a gente vai seguir nesse caminho cada vez com mais força e cada vez que o retrocesso mostrar a sua cara. A gente vai mostrar a que veio juntas. Eu desejo muito sucesso nessa caminhada, nessa jornada”, parabenizou Amanda.
A primeira dama de Maricá, Rosana Horta, e a superintendente de Políticas para as Mulheres de Cabo Frio, Patrícia Cartinot, também prestigiaram o evento.
“Estar aqui hoje é uma grande emoção, porque eu acompanho o trabalho da Secretaria há muito tempo, conheço a Luciana há muitos anos e sei que ela tem um coração grande, zeloso, de mãe que cuida, que pega no colo e olha nos olhos. E isso me encanta nela, porque ela deixa a dor dela de lado para cuidar do outro. Ela faz muito por esse lugar, onde as pessoas entram sofridas. Então oremos por ela e pela vida de sua equipe”, pediu Rosana.
“Eu acompanho vocês pelas redes sociais, principalmente, o trabalho de combate e enfrentamento à violência doméstica que é realizado aqui, e que é muito importante. Então, é uma honra poder estar aqui prestigiando vocês, porque Maricá está fazendo a diferença nessa gestão, está sendo um divisor de águas. Meus parabéns”, disse Patrícia Cartinot.