A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta terça-feira (25/06) uma série de atividades relacionadas ao mês de Junho Violeta (Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa). O evento aconteceu na Casa do Idoso de Santa Paula e teve palestra, dinâmica e coffee break para o público.
No local também houve peça de teatro com a companhia Máscaras, apresentando o espetáculo “Zum ou Zois” , além de roda de conversa sobre cuidados e violência contra o idoso.
O Secretário da Terceira Idade, Amarildo Ribeiro, esteve presente na casa de Santa Paula e comentou sobre o intuito das atividades na conscientização do mês de junho violeta.
“Nós começamos as atividades no dia 4 de junho e vamos seguir até o fim do mês. O intuito de tudo isso é fazer com que os idosos tenham um momento de distração, através da peça teatral e depois esclarecer informações sobre violência contra o idoso, que acontecem diariamente.
O isolamento social ocorre muito com eles nas suas residências. Aqui nós tentamos alertar-los e acolhê-los para que sejam ajudados e também multipliquem o conhecimento das diversas violências existentes contra eles”, falou, Amarildo
A aposentada, Vilma Helena, de 65 anos, participou das atividades e gostou bastante da peça teatral. “Foi maravilhoso estar dando risadas neste espetáculo. Se distrair logo pela manhã, ver as amigas, conversar e participar de todas as dinâmicas me fez muito bem”, contou, Vilma.
Silvia Regina, de 60 anos e moradora de Santa Paula, relatou sua experiência na casa e as conversas para as amigas sobre as atividades no espaço.
“Eu ligo para algumas amigas que não moram aqui e sempre falo sobre a casa do idoso. Aqui é um local muito saudável para a saúde física e mental. Toda manhã aferem nossa pressão, procuram saber oq fazemos fora do espaço e tentam nos ajudar se tivermos algum problema. Eu já frequento há dois anos e espero continuar por muito tempo, porque é muito bom. E sempre que puder, vou contar para todos sobre as coisas maravilhosas que temos aqui na casa”, disse, Silvia.
Inscrições abertas
A Casa da Terceira Idade de Inoã (Rua 04, quadra 15, lote 16 B) está com inscrições abertas para as atividades no espaço. O local conta com atividades de alongamento, ginástica, artesanato, corte e costura, manicure, cabeleireiro, entre outras. Para realizar a matrícula, os idosos devem apresentar atestado médico original e cópia (somente para atividade física) apto para fazer as atividades, uma foto 3×4, cópias de identidade e CPF, comprovante de residência e possuir mais de 60 anos. Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685.
Junho Violeta
Como forma de alertar para este tipo de brutalidade específica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu junho como o mês de sensibilização da sociedade sobre o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, sendo definido como Junho Violeta. A data tem por objetivo levar à disseminação da compreensão da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.
Sobre a Secretaria
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que ofertam ações de inclusão, como as atividades de oficina, terapias, passeios e bailes. Além disso, oferece oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico, entre outras.