A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu um Arraiá entre os alunos com deficiência do programa Esporte Presente. A festa aconteceu na manhã deste sábado (29/06) e reuniu diversos participantes e responsáveis, que estavam entusiasmados com comidas típicas, jogos, brincadeiras, proporcionando um momento único de lazer e conexão. Além de pula-pula e piscina de bolinhas, as crianças puderam se divertir com brincadeiras típicas como pescaria e mira na boca do palhaço.
Grazieli Ramos, coordenadora pedagógica responsável pelas pessoas com deficiência (PcD), contou que a festa com esse público-alvo foi pensada para que os participantes pudessem se divertir com liberdade.
“Nossa principal ideia foi reunir as famílias de PcD do Esporte Presente para esse momento de confraternização e alegria com eles. Aqui temos reunidos alunos PcD que estão seja em turma regular, seja em turma adaptada. Pensamos nesse momento somente para eles porque temos muitos participantes que acabam ficando desconfortáveis em uma festa com todos os alunos do projeto”, explicou.
O metalúrgico Gabriel de Oliveira levou o filho Matheus, que é autista e faz aulas no projeto Esporte Presente, além de ser atendido pelo Centro de Atenção Integral a Família (CAIF) e pela Casa do Autista, equipamentos da Prefeitura de Maricá.
“Uma festa voltada para os alunos PcD é importante porque eles se socializam mais ainda com as outras turmas. Em Maricá, hoje em dia, as pessoas com deficiência têm muita opção de tratamento, o que não víamos anos atrás”, contou o morador do Flamengo.