Maricá lança segundo ciclo do programa de alfabetização Sim, Eu Posso…

Prefeitura de Maricá lançou nesta quinta-feira (25/07) o segundo ciclo do Sim, Eu Posso, programa de erradicação do analfabetismo que utiliza método de aprendizagem cubano relacionando letras e números.

As aulas iniciam no dia 05/08 com 2.700 alunos pré-cadastrados divididos em 172 turmas pela cidade.

O evento no CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, contou com educadores e coordenadores da iniciativa municipal realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Economia Solidária.

Os educadores visitaram residências e conversaram com a população nas lojas, igrejas, pontos de ônibus, entre outros espaços, para fazer a busca ativa por pessoas analfabetas. Caso você conheça alguém que ainda não sabe ler e escrever, basta fazer contato com o número (21) 99932-8202.

As aulas acontecem em locais próximos das moradias dos educandos e em horários que possibilitem a frequência assídua. Qualquer espaço é transformado em local de aprendizado, seja numa mesa de sinuca de um bar, num deck às margens da lagoa onde os alunos chegam de barcos ou em uma garagem.

Paula França, coordenadora geral pedagógica do Sim, Eu Posso, informou que as aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, em três turnos (manhã, tarde e noite) com duas horas de aula por dia.

“São 180 educadores e, em turmas maiores, eles irão trabalhar em duplas. Também teremos mais de uma turma nas aldeias indígenas e nesse ciclo vamos aprimorar a escrita na primeira fase”, afirmou a coordenadora.

Jornada em duas fases

A jornada foi dividida em duas fases. Na primeira, o método associa as letras (desconhecido) aos números (conhecido) e usa recursos audiovisuais em sala de aula (65 vídeo-aulas), para o aprendizado. Na segunda etapa usa-se círculos de debate para o aprimoramento e aperfeiçoamento da leitura e da escrita de pessoas alfabetizadas, mediante o trabalho pedagógico de atividades didáticas sobre temáticas como História, Cultura e Identidade, Trabalho, Educação, Saúde, entre outros.

Em 2023, 1.067 moradores da cidade, com mais de 15 anos, foram alfabetizados no programa Sim, Eu Posso e receberam os diplomas durante a Festa Literária de Maricá (Flim). Esse método já alcançou 11 milhões de pessoas em mais de 30 países.