Guarda Municipal de Maricá usa força para conter agressor durante abordagem…

Maricá – Um incidente ocorrido na manhã de sábado (26) em Maricá expôs a crescente violência contra agentes públicos durante o cumprimento do dever.

Durante uma abordagem a um motociclista conforme previsto no Art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), guardas municipais se depararam com um indivíduo que, de forma agressiva, interferiu na ação.

Ao tentarem verificar a documentação do motociclista, os agentes foram abordados por um homem com histórico criminal, que passou a desacatá-los e impedir a realização da fiscalização.

Mesmo após os guardas verbalizarem a necessidade de que o indivíduo se afastasse, ele partiu para a agressão física, desferindo cabeçadas e joelhadas contra os agentes.

Diante da escalada da violência, os guardas foram obrigados a algemar o agressor.

No entanto, mesmo imobilizado, ele continuou a resistir e a agredir os agentes. Diante da persistência do indivíduo, foi necessário o uso de spray de pimenta para tentar controlá-lo.

A situação se agravou quando o agressor, ainda em estado de fúria, continuou a resistir à ação dos guardas. Para garantir a segurança dos agentes e dos demais envolvidos, um dos guardas foi obrigado a utilizar a força física, imobilizando o indivíduo no chão.

Infelizmente, durante a queda, o agressor bateu a cabeça, perdendo a consciência.
Após o ocorrido, o indivíduo foi preso em flagrante por desacato e agressão a agente público. Ele foi encaminhado para autoridade polícial…

O caso reforça a importância de se valorizar a atuação das forças de segurança e a necessidade de que a sociedade como um todo repudie qualquer tipo de violência contra agentes públicos.

“Esta ocorrência deixa claro a necessidade do secretário ter um planejamento dentro da atual realidade, antes que um GM venha a perder a vida no exercício da função. É necessário que o PROEIS dê o apoio necessário para a realização de trabalho de fiscalização e abordagem, caso contrário, o pior pode acontecer a prevenção faz parte de um planejamento correto .”

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública, acompanha de perto o caso agindo dentro da Lei…