O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou nesta quinta-feira (20/02) a ampliação de serviços e leitos no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
A unidade de saúde ofertará um dos serviços mais demandados pela população: a hemodiálise, acabando com o deslocamento dos pacientes para outros municípios. Haverá, ainda, ampliação de leitos, saindo de 109 para 166.
A Secretaria de Saúde estima que os serviços terão início em até 10 meses.
O subsecretário de Saúde, Juliano Oliveira, e a diretora-geral da unidade, Dra. Ana Paula Silva, mostraram as plantas e os desenhos do projeto ao prefeito.
O local ganhará 32 pontos para o serviço de hemodiálise, cinco consultórios no ambulatório, duas salas cirúrgicas no centro cirúrgico e 30 leitos de enfermaria cirúrgica.
Outra novidade é o Centro Coronariano, com 17 leitos de enfermaria e outros 10 de tratamento intensivo (CTI), além do serviço de hemodinâmica, agilidade e resolutividade aos pacientes com doenças cardiovasculares o que vai otimizar o tempo de internação, além de proporcionar mais dinamismo no diagnóstico.
“Sei da dificuldade que os pacientes de hemodiálise passam e, por isso, estamos inaugurando no Che Guevara um centro para que as sessões aconteçam aqui. Não vai precisar mais que nenhum morador de Maricá saia da cidade para ter tratamento. Também vamos ter um centro de hemodinâmica, para doenças coronárias.
Poderemos fazer cateterismos, stents, todas as operações coronarianas aqui, salvando inúmeras vidas”, disse Quaquá. O subsecretário de Saúde, Juliano Oliveira, que representou o secretário Dr. Marcelo Velho, ressaltou que o novo centro de hemodiálise vai tornar menos cansativo o tratamento por evitar o deslocamento para outras cidades. “É importante essa iniciativa que a gente vai começar a partir desse ano.
Esses pacientes às vezes saem muito cedo de casa, 02h, 03h da manhã, para estar nas clínicas para o procedimento.
Com a implementação desse serviço aqui, esse deslocamento vai ter fim”, destacou.
A diretora da unidade de saúde, Dra. Ana Paula Silva, falou da satisfação de apresentar os projetos de implementações e adequações realizadas na unidade e disse que será um avanço para a saúde municipal.
“Iremos implantar o serviço de hemodiálise com 32 pontos, sendo um ponto pediátrico, três pontos para pacientes positivados em Hepatite B e outros 28 pontos para que todos os pacientes do nosso município que necessitam de hemodiálise não precisem mais se deslocar para municípios vizinhos. Um avanço para a saúde municipal”, explicou a diretora.
Hospital Che Guevara é referência na cidade
O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é a referência para cirurgias de 17 especialidades em Maricá, agendadas pela Central de Regulação do município, além de contar com atendimento ao trauma referenciado, recebendo, principalmente, pacientes acidentados que chegam através de ambulâncias.
No local, também são disponibilizados exames diversos no Centro de Imagem, que incluem ultrassonografia, tomografia, doppler, raios-x, ecocardiograma, colonoscopia, dentre outros, com marcação via Regulação.
O hospital também possui um Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele aos pacientes encaminhados; atendimento ambulatorial pré e pós-cirúrgico; e realiza a captação de órgãos para transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS).
É importante lembrar que a porta de entrada para atendimentos de emergência por livre procura (demanda espontânea) no município são: o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Inoã, e a UPA Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu.