Na noite da última quarta-feira (16), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, promoveu um encontro com o deputado federal Dimas Gadelha e os vereadores de São Gonçalo, Dejorge Patrício, Juliano Freitas e Isaac Riscalde, para discutir a aprovação da lei federal que cria o Fundo de Desenvolvimento Regional e Solidário dos royalties.
O foco da proposta é assegurar investimentos diretos em áreas vulneráveis dos municípios próximos às principais zonas de produção de petróleo, como saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana.
Rodrigo Neves destacou que Niterói está disposta a contribuir financeiramente para o novo fundo, desde que haja uma legislação federal que garanta a transparência e a legalidade na administração dos recursos.
“São Gonçalo e Niterói são cidades indissociáveis. O diálogo pode proporcionar soluções estáveis que melhorem a qualidade de vida da população gonçalense. Com responsabilidade e dentro da legalidade, podemos viabilizar mais investimentos”, afirmou Neves.
O projeto de lei 4504/2023, de autoria do deputado Dimas Gadelha, já tramita na Câmara dos Deputados e prevê a formação de um comitê gestor com representantes dos poderes Executivo e Legislativo das cidades participantes.
O parlamentar elogiou a postura de Rodrigo Neves na busca por um modelo que prioriza a boa gestão e a correta aplicação dos recursos. “Rodrigo é um gestor de grandeza ao reconhecer a necessidade de São Gonçalo e propor um modelo responsável. A proposta assegura que os recursos cheguem realmente ao povo”, ressaltou Dimas.
O vereador Dejorge Patrício também defendeu que a iniciativa de Neves é um passo importante para a boa governança e criticou a disseminação de informações enganosas sobre a disposição do prefeito em ajudar a cidade.
“É uma grande mentira dizer que Rodrigo Neves é contra ajudar São Gonçalo. Ele aceitou uma proposta que protege o recurso público e garante fiscalização adequada”, concluiu.
Com esse diálogo entre as cidades e a proposta do Fundo de Desenvolvimento Regional, os representantes esperam criar um ambiente de colaboração e investimento, fundamental para enfrentar desafios e promover melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da região…