Crise Interna no Partido Trabalhista Atinge o Governo
O governo do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, enfrenta uma crise interna significativa nesta terça-feira (12), com a renúncia de três de suas ministras. A mais recente a deixar o cargo foi Alex Davies-Jones, ministra para Vítimas e Combate à Violência contra Mulheres e Meninas. Em uma carta compartilhada nas redes sociais, Davies-Jones implorou a Starmer que “aja no interesse do país e estabeleça um cronograma para sua saída”.
Pedidos de Saída Crescem e Clima de Impasse se Instala
A decisão de Davies-Jones segue as renúncias de Jess Phillips, ministra do Interior, e Miatta Fahnbulleh, ministra da Descentralização, Fé e Comunidades. O movimento conjunto das três ministras ocorre em um momento de crescente descontentamento dentro do Partido Trabalhista. Mais de 80 parlamentares da legenda já pediram publicamente que Starmer estabeleça um cronograma para sua saída do comando do partido.
Starmer Ignora Pressões e Reafirma Compromisso
Apesar da onda de renúncias e dos apelos de seus próprios correligionários, Keir Starmer ignorou os pedidos de saída em uma reunião de seu gabinete. Ele reiterou que, embora assuma a responsabilidade pela derrota eleitoral do Partido Trabalhista em 2024 – considerada uma das piores da história da sigla –, não há movimentos oficiais para iniciar uma disputa pela liderança. Ministros leais a Starmer expressaram apoio ao líder, buscando conter a crise.
Governo Marcado por Escândalos e Mudanças Bruscas de Política
Essa situação representa o mais recente capítulo de um governo sob Starmer que tem sido marcado por escândalos e mudanças abruptas de política desde a eleição nacional de 2024, na qual o partido obteve uma ampla maioria. O impasse entre o líder do partido e os parlamentares rebeldes sugere um período de instabilidade e incerteza para o futuro do Partido Trabalhista no Reino Unido. A notícia foi informada pela agência de notícias Reuters.