Paraná e Minas Gerais mobilizam bombeiros para Venezuela
O Governo do Paraná anunciou o envio de uma equipe composta por dez bombeiros militares e dois cães de busca para auxiliar nas operações de resgate de vítimas dos terremotos que assolaram a Venezuela. A iniciativa, prevista para esta quinta-feira (25), integra uma força-tarefa brasileira que conta também com o apoio de equipes de Minas Gerais e São Paulo, totalizando 36 militares na missão internacional.
Terremotos devastadores deixam rastro de destruição e mortes
Os abalos sísmicos, com magnitudes de 7,2 e 7,5 registrados em um curto intervalo na noite de quarta-feira (24), causaram um cenário de devastação no país vizinho. Segundo autoridades venezuelanas, os tremores resultaram em pelo menos 188 mortes, 1.520 feridos e danos significativos a cerca de 250 edifícios.
Socorro ainda não chegou a todas as áreas afetadas
Quase 24 horas após os terremotos, relatos indicam que o socorro oficial ainda não alcançou diversas regiões atingidas. Na cidade costeira de La Guaira, a mais impactada, moradores foram vistos cavando escombros com as próprias mãos na tentativa de encontrar sobreviventes. A presidente interina, Delcy Rodríguez, declarou La Guaira como uma “zona de desastre” e informou que o governo está colaborando com empresas privadas para agilizar os resgates com o uso de maquinário pesado.
Esforços de resgate e atendimento médico em meio ao caos
Em meio ao desespero, vizinhos conseguiram retirar corpos de uma casa, incluindo o de uma criança, enquanto em outro prédio residencial, uma mulher e duas crianças foram resgatadas com vida. O Hospital José María Vargas, em La Guaira, encontra-se lotado, com pacientes sendo atendidos do lado de fora. As Forças Armadas venezuelanas iniciaram a instalação de hospitais de campanha na região para realizar cirurgias de emergência. A situação é crítica também em hospitais de outras localidades, e em Caracas, moradores expressam insatisfação com a demora no atendimento em alguns bairros.